O Kendo (em japonês, 剣道, o Caminho da Espada) é uma arte marcial japonesa que tem origem nas técnicas de combate dos antigos guerreiros japoneses (Samurai). Enquanto, por exemplo, o Judo (o Caminho Suave) deriva das técnicas de combate corpo-a-corpo, o Kendo é uma adaptação das técnicas de luta com a espada japonesa.
Para assegurar que a prática da modalidade não acarreta riscos para o kenshi (ou kendoca), assim chamado o praticante, e que mantém a vertente marcial que deu origem ao Kendo, o praticante utiliza uma armadura especialmente desenvolvida para a prática. Esta armadura, o kendogu ou bogu, é composto por várias peças que representam também, na sua maioria, os alvos válidos para os ataques. Para além da armadura, o uso de uma espada feita de bambú (shinai) permite uma prática segura e sem os condicionalismos e riscos à integridade física que o uso de uma espada ou uma réplica feita de madeira maciça acarretaria.
O uso deste equipamento de proteção gerou uma modalidade muito dinâmica e com combates de contato total (nos alvos pré-estabelecidos), utilizando conjuntos de técnicas (cortes e estocadas) que podem assumir caráter de ataque direto ou de contra-ataque. As regras estabelecidas para a prática do Kendo neste enquadramento mais esportivo visam a salvaguarda dos seus praticantes (tornando-a uma prática extremamente segura) mantendo sempre presentes os valores do Reigi – etiqueta, respeito – presentes.
A prática de Kendo pode assumir várias formas, sublinhando-se, no entanto, três: keiko Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor(treino, englobando diversos aspectos), kata (conjunto pré-estabelecido de técnicas entre dois kenshi) e shiai (competição).
O kendo é uma das artes marciais modernas japonesas que mais mantêm valores ligados às suas raízes, a cultura tradicional japonesa. O texto abaixo, da All Japan Kendo Federation (Federação Japonesa de Kendo), fala dos objetivos de todos os kenshis (praticantes de kendo).
O propósito de se praticar kendo é:
Moldar a mente e o corpo,
Para cultivar um espírito vigoroso,
E pelo treinamento rígido e correto,
Lutar para desenvolver-se na arte do kendo,
Obter respeito à cortesia e à honra,
Para relacionar-se com os outros com sinceridade,
E para sempre ter como objetivo o auto aperfeiçoamento.
Dessa maneira, será possível uma pessoa amar seu país e sociedade, contribuir para o desenvolvimento da cultura e promover a paz e prosperidade entre todos os povos.
Em 1975, com a finalidade de popularizar a prática correta do kendo, a FIK institui a divulgação do conceito do "propósito do kendo".
O kendo rinen ("propósito do kendo") é o caminho/busca do crescimento/aprimoramento humano por meio do aperfeiçoamento do manejo da espada.
Nesse sentido, o item 3 do artigo 6, do capítulo "Supplemental Provisions of FIK Constitution" discorre que "No caso em que o ensino do kendo é utilizado de má fé para qualquer propósito comercial", há razões para o pedido de expulsão de um membro.
Kendō Shuuren no Kokoro Kamae
A kendo shuuren no kokoro kamae ("postura espiritual para o aperfeiçoamento do kendo") prega a dedicação permanente à prática do kendo "correto", por meio da busca do aperfeiçoamento da técnica de manejo da verdadeira espada com espírito e corpo, e com isto, fazer florescer a força espiritual com as características marcantes do kendo de respeito e moderação.
E sobretudo, poder servir, com amor, à pátria e à sociedade, promovendo a paz entre as pessoas.
Esses conceitos propostos pela FIK não são novos para o povo japonês. O conceito do "caminho" sempre foi a espinha dorsal do pensamento japonês. Em outras palavras, a ideia de que o processo de aperfeiçoamento da técnica e da prática leva ao desenvolvimento pessoal e espiritual e à formação do indivíduo.
A prática do kendo leva ao aperfeiçoamento humano, dependendo de como se pratica. É necessário praticá-lo seguindo os fundamentos do conceito do "caminho". Isto é, buscar o aperfeiçoamento de corpo e espírito, mantendo o kendo shuuren no kokoro kamae, tanto nos treinamentos quanto nas competições.
Para saber mais sobre kendo indicamos a leitura do livro:
https://www.amazon.com.br/Peregrinos-sol-arte-espada-samurai/dp/8574481920